A Língua Portuguesa

MAPA LUSOFONIA (COM BANDEIRAS)

A Colónia Balnear Infantil de “O Século” nasceu do coração enorme de um jornalista, um homem para quem a língua portuguesa era um valor fundamental que transportava e transporta em si uma longa História, uma enorme poética, uma capacidade invulgar de diálogo com a diferença.

A Fundação O Século é um lugar de solidariedade e também, necessariamente, de defesa da língua portuguesa, tesouro comum a vários povos que constitui um meio de crescimento individual e colectivo, um abraço através dos oceanos, uma ponte de palavras em direcção ao futuro.

Daqui nasceu um projecto com o qual pretendemos criar um diálogo entre os que se dedicam à literatura para crianças e jovens e que fazem do seu trabalho uma oferta generosa, uma festa que contém em si o desejo de ajudar os nossos meninos a crescer melhor através da palavra, das histórias, do valor de uma literatura que se tem expandido pelos territórios da lusofonia.
Pretendemos que este diálogo permita confrontar experiências e dificuldades, e criar linhas permanentes de intercâmbio e comunicação.
Pretendemos também dar força, apoio e divulgação àqueles cuja inclinação e talento encontra frequentes dificuldades perante a realidade de países com pequenos mercados livreiros e onde a literatura infanto-juvenil se encontra ainda em fase inicial.
Pretendemos, acima de tudo, contribuir para que a literatura infanto-juvenil em língua portuguesa venha a constituir uma vasta plataforma cultural, educativa e editorial de referência indiscutível a nível internacional.