Jorge Sampaio e Liliana Santos na sessão de abertura do ciclo de debates

cropped-FACEBOOK-2º-ENCONTRO-LUSOFONIA-FOTO-DE-CAPA-03.jpg

Jorge Sampaio, antigo Presidente da República e Presidente da Comissão de Honra do 2.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, vai estar presente na sessão de abertura do ciclo de debates, promovido no âmbito deste evento, que tem início amanhã, quinta-feira, a partir das 10h00, no Auditório Comendador Rui Nabeiro, nas instalações da Fundação “O Século”,  em São Pedro do Estoril.

Esta sessão de abertura contará, ainda, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e da atriz e modelo Liliana Santos, que é Embaixadora da Fundação “O Século”.

Depois de três dias inteiramente dedicados às visitas dos autores às escolas dos concelhos da Grande Lisboa, os trabalhos do 2.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia centram-se, a partir de amanhã, nas instalações da Fundação “O Século”, onde escritores, ilustradores, contadores de histórias da Língua Portuguesa e outros especialistas vão reunir-se com o objetivo promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

“Os escritores, a promoção da leitura e as bibliotecas escolares”; “Leitura – Aprender a gostar”; “O trabalho do ilustrador”; “Literatura ou escrita criativa”; “A imagem que ilustra a palavra e a palavra que ilustra a imagem”; “Novas realidades, novas famílias, novas temáticas”; “Hiperleitura – Do analógico ao digital” e a “Circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia”, serão os temas que estarão em debate nas diferentes mesas redondas a realizar durante o Encontro.

Durante este 2.º Encontro irão, ainda, realizar-se Oficinas de Escrita, Narração, Ilustração, Criatividade e Hiperleitura. As noites de amanhã e sexta-feira terão uma animação especial, com os serões a serem preenchidos com sessões de contos.

Feira do Livro

Durante o 2.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia vai decorrer nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, uma Feira do Livro dedicada à infância e juventude.

Esta Feira, que abre portas no dia 25 e encerra a 27 de Fevereiro, vai funcionar, diariamente, entre as 10h00 e as 18h00, nas tendas adjacentes ao Auditório Comendador Rui Nabeiro, onde decorrerão os trabalhos do Encontro.

Chiado Editora, Porto Editora, Prodidático, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Cercica Editora serão os expositores presentes nesta feira.

No espaço da Feira do Livro irão ainda ter lugar ateliers infantis de narração e ilustração para as escolas dos concelhos de Cascais e Oeiras, orientados pelos autores presentes.

No dia 27, sábado, vão realizar-se oficinas de narração, ilustração e escrita e haverá um espaço dedicado para a apresentação de livros por vários autores.

No local irá também estar instalada a Happy Readers, da Fundação Roland McDonald. Trata-se de uma biblioteca móvel, desenvolvida a pensar nos mais novos, com o intuito de promover o interesse pela leitura e os momentos de convívio em família, dando a conhecer o projeto Happy Readers, que disponibiliza, gratuitamente, com o Happy Meal, livros digitais interativos.

A feira tem entrada gratuita, estando aberta a todas as famílias que nos queiram visitar.